Início GERAL Vídeo mostra chegada de lobista preso pela Polícia Federal; veja

Vídeo mostra chegada de lobista preso pela Polícia Federal; veja

6
0


Imagens feitas pela reportagem do MidiaNews mostram o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves chegando na sede da Polícia Federal, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (26).

 

Ele teve mandado de prisão cumprido no âmbito da Operação Sisamnes. Andreson é apontado como um dos principais envolvidos em um esquema de venda de sentença no Superior Tribunal de Justiça.

 

A ordem de prisão foi determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O lobista chegou na Polícia Federal no início da manhã, mas saiu por volta das 9h. Por volta das 10h, retornou à sede da PF. Ele veste uma blusa branca, calça jeans escura e um sapatênis. 

 

Victor Ostetti/MidiaNews

Operação Sisamnes

Policiais federais chegam com tornozeleiras eletrônicas à sede da PF

Além do mandado de prisão, o STF também determinou a instalação de tornozeleira eletrônica nos desembargadores de Mato Grosso Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, que estão afastados do cargo por suspeita de venda de sentenças.

 

Agentes do sistema penitenciário chegaram à sede da PF com uma mala com as tornozeleiras que deverão ser usados nos desembargadores.

 

A operação investiga crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

 

São cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.

 

Entre os alvos estão advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.

 

Veja os vídeos:

 

 

 

 

Entenda o caso

 

De acordo com as apurações, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.

 

Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

 

Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho foram afastados após acusação de envolvimento em um suposto esquema de recebimento de propinas. As investigações começaram a partir de dados colhidos do celular de Zampieri, assassinado no dia 5 de dezembro de 2023.

 

Zampieri foi morto quando deixava seu escritório, no Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Ele havia acabado de entrar em seu carro, um Fiat Toro, quando foi surpreendido pelo assassino e baleado dez vezes.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

PF prende lobista e STF impõe tornozeleira a magistrados de MT

 

PF faz buscas contra 2 desembargadores e escritório de advogado

 

Operação da PF também mira advogados e servidores da Justiça

 





Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui