O governador Mauro Mendes (União) empossou o novo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, nesta sexta-feira (29) e pediu “colaboração” para tornar o Estado “mais seguro”.
O escolhi, confiando o papel de comandar essa instituição junto com aqueles que o senhor terá liberdade para escolher
A solenidade de passagem de comando ocorreu no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar e contou com a presença das Forças de Segurança. Ele assume o comando da PM no lugar do coronel Alexandre Mendes, que deixou o cargo no dia 23 de novembro após passar quase três anos como comandante.
“Tenho absoluta convicção que o senhor, coronel Fernando, assim como muitos homens nessa instituição, que alcançaram o posto de coronel, tem a capacidade e competência de ter alçado esse posto, mas precisávamos escolher um”, disse Mendes em discurso.
“O escolhi, confiando o papel de comandar essa instituição junto com aqueles que o senhor terá liberdade para escolher. Formar um time junto com valorosos homens e mulheres que compõem a nossa Polícia Militar e colaborar para que possamos cada vez mais colocar Mato Grosso como território seguro”, acrescentou.
O coronel Fernando tem 47 anos de idade e 26 anos de serviços prestados à PM. Atual secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), ele também foi comandante do 26º Batalhão de PM e do 14º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, ambos em Nova Mutum.
Em seu discurso, Mendes também agradeceu os anos de contribuição do coronel Alexandre Mendes, porém reiterou que “mudanças são necessárias”.
“Agradeço ao coronel Mendes, acompanhei seu trabalho nesse período que ele teve a honra de comandar a instituição. Muitas vezes, acompanhei suas andanças por Mato Grosso, não pessoalmente, às vezes pelo Instagram. Um Mato Grosso tão grande, tão diferente, mas um Estado que é gigante e dá orgulho a todos”, disse.
Victor Ostetti/MidiaNews
O governador Mauro Mendes oficializando a troca de comando da PM
“As mudanças são necessárias. […] disse que até o último dia do meu mandato, honrando o compromisso que fiz com os mato-grossenses em entregar um Estado melhor do que recebi, tomarei todas as decisões que a mim couber para fazer o melhor para Mato Grosso e os mato-grossenses”, afirmou.
Nova missão
Mendes ainda mencionou o novo programa lançado pelo Governo, Tolerância Zero, que visa combater a criminalidade no Estado, em especial as facções criminosas.
Ele cobrou “estratégias claras” para cumprir o objetivo de melhorar a Segurança Pública de Mato Grosso. E enfatizou a importância do cumprimento das leis para acabar com o sentimento de impunidade.
“Sem uma estratégia clara, sem construir as condições adequadas, dificilmente se atinge o objetivo. E hoje temos um robusto programa de tolerância zero ao crime e aos criminosos em Mato Grosso e, para que possa ser exitoso, precisa contar com a colaboração de todos”, disse.
“Precisamos contar com todos aqueles que têm a missão de aplicar a lei. Uma lei que cada vez mais precisa ser olhada com um olhar atento e não com olhar que possa permitir afrouxar a sua aplicação e criar e ampliar uma sensação de impunidade tão prejudicial nesse país”, completou.
Veja o vídeo: