Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que uma rocha é removida por um operário e cai do paredão do Portão do Inferno, na MT-251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
As imagens foram feitas na quinta-feira (28).
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) explicou que o deslocamento da rocha faz parte das ações planejadas no projeto de retaludamento do local.
O procedimento, que inclui a remoção de blocos rochosos soltos, já estava previsto no cronograma das obras e não apresenta riscos à segurança no momento.
A Sinfra já havia informado que o trecho ficaria totalmente interditado nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 7h30 às 16h30, para a instalação de barreiras dinâmicas, que visam conter possíveis deslizamentos.
O projeto inclui a retirada de parte do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, estruturas semelhantes a degraus, que ajudam a estabilizar o paredão e evitar deslizamentos futuros.
A estrada será recuada cerca de dez metros, eliminando o atual viaduto. Com um investimento de R$ 29,5 milhões, o projeto pretende eliminar os riscos de deslizamentos e desabamentos no trecho.
Cronograma de bloqueios
– 27 a 29 de novembro: Interdição total da pista, das 7h30 às 16h30.
– 02 a 18 de dezembro: Trânsito parcialmente liberado, em sistema de “pare e siga”, no mesmo horário.
Motoristas devem planejar suas viagens com atenção às restrições temporárias, enquanto as obras seguem com o objetivo de tornar a rodovia mais segura para o tráfego.
Veja o vídeo: