Início GERAL Lúdio defende ampliar federação para fortalecer centro-esquerda

Lúdio defende ampliar federação para fortalecer centro-esquerda

9
0


Um dos líderes do PT em Mato Grosso, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) defendeu a ampliação da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) para fortalecer as candidaturas de centro-esquerda na eleição de 2026.

Isso nos fortalece aqui em Mato Grosso para a disputa em 2026, para que a gente tenha uma chapa competitiva

 

“Ou acaba-se com a federação e cada partido disputa sozinho, ou a gente amplia a nossa federação trazendo pra ela a Rede, o Psol, o PSB, o PDT, o Avante, pra ela ser uma grande federação de centro-esquerda pra disputa das eleições em 2026”, afirmou Lúdio.

 

A federação de esquerda acaba em maio de 2026. Até lá, as lideranças devem definir se continuam ou não com formação. Segundo Lúdio, o PT Nacional iniciará as tratativas para a próxima eleição nesta quinta-feira (5), em Brasília.

 

O parlamentar ainda explicou que a intenção é que com a ampliação, partidos de centro-esquerda, como PSD, possam se coligar com a federação para a disputa em 2026. A intenção é fortalecer o PT, que tem perdido espaço ao longo dos anos. 

 

O PT em Mato Grosso não tem cadeiras no Congresso Nacional, prefeituras, e apenas dois representantes na Assembleia Legislativa.

 

Fávaro e Pátio

 

Inicialmente, a intenção do grupo em Mato Grosso é reeleger o atual ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) ao Senado, e lançar um nome para concorrer o Governo no Estado. Dentro da sigla é citado o nome da ex-deputada federal Rosa Neide, mas Lúdio defende o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB).

 

“Isso nos fortalece aqui em Mato Grosso para a disputa em 2026, para que a gente tenha uma chapa competitiva. Porque de um lado, nós temos que nos esforçar para a reeleição do Fávaro para o Senado. De outro lado, temos que ter uma candidatura competitiva para o Governo do Estado, para apresentar um projeto novo para o Governo do Estado numa frente que reúna a centro-esquerda e uma parte do centro e uma parte da direita”, completou.

 

Em 2026, a disputa será para a Presidência da República, duas vagas ao Senado Federal, deputado federal, deputado estadual.   

 





Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui