O governador Mauro Mendes (União) nomeou o promotor de Justiça Rodrigo Fonseca para o comando do Ministério Público Estadual (MPE) no próximo biênio (2025/2027).
A nomeação foi assinada na tarde desta quinta-feira (05).
Fonseca foi o mais votado pelos promotores e procuradores do MPE para o cargo de produrador-geral de Justiça, encabeçando a lista tríplice encaminhada ao governador, com 207 votos.
“Tenho certeza que o promotor Rodrigo terá todas as condições de desempenhar um excelente trabalho no comando dessa instituição, que possui o dever de zelar pelos interesses da sociedade”, afirmou.
Também participaram do ato da nomeação o atual procurador-geral de Justica, Deosdete Cruz Júnior, e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.
Combate ao crime organizado
Rodrigo Fonseca iniciou sua carreira no MPE há 20 anos e já atuou em comarcas de diversas cidades do interior, até chegar à de Rondonópolis, onde trabalha atualmente.
Ele foi presidente da AMMP (Associação Mato-grossense do Ministério Público) e contou com o apoio do atual procurador-geral Deosdete Cruz para sucedê-lo.
Em entrevista recente ao MidiaNews, disse que entre suas prioridades estão o investimento em inteligência artificial e a busca por uma integração maior dos órgãos do Estado no combate ao crime organizado.
“A gente quer fortalecer também a atuação do Ministério Público na área de combate ao crime organizado. Hoje temos clara dificuldade com facções criminosas, um crescimento recorrente e o Ministério Público precisa se estruturar para isso, tanto com inteligência, tanto com investimento em pessoal, para que a gente consiga fazer frente a essas demandas que estão aumentando”, disse.