Início CULTURA Brasil e Cabo Verde fortalecem cooperação cultural em reunião bilateral entre ministros...

Brasil e Cabo Verde fortalecem cooperação cultural em reunião bilateral entre ministros da Cultura — Ministério da Cultura

10
0



O Brasil e Cabo Verde deram mais um passo para estreitar suas relações culturais. Nesta quinta-feira (20), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas cabo-verdiano, Augusto Veiga, reuniram-se em São Paulo para discutir novas oportunidades de cooperação. Na pauta, o fortalecimento dos laços históricos entre os dois países, intercâmbios artísticos e acadêmicos, e parcerias estratégicas no setores da economia criativa.
Entre os assuntos discutidos, destacaram-se as possibilidades de intercâmbio em áreas como literatura, museologia, patrimônio cultural e formação artística, além da participação de Cabo Verde no Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura, iniciativa internacional copresidida pelo Brasil.
Para Margareth Menezes, a retomada do diálogo cultural entre Brasil e Cabo Verde é fundamental para consolidar os laços históricos e fortalecer políticas de fomento à diversidade cultural.
“O Brasil hoje tem uma oportunidade única: um presidente comprometido em reatar laços com a África e em concretizar ações de cooperação. Estamos alinhados nessa missão. Os primeiros anos deste governo foram desafiadores para o MinC, pois precisávamos reconstruir estruturas e compreender o cenário cultural do país. Foi um trabalho intenso, mas essencial para chegarmos ao momento em que estamos agora. Vemos este momento do MinC como uma oportunidade de ampliar nossas conexões, especialmente com os países africanos e lusófonos”, destacou a ministra.
Já o ministro Augusto Veiga ressaltou a importância da cooperação entre os países e destacou a necessidade de atuação conjunta entre os setores público e privado para fomentar as indústrias criativas.
“Nós valorizamos o diálogo e somos extremamente proativos. Quando olhamos para o setor privado, percebemos que a dinâmica e a velocidade são diferentes. Então, seguiremos sendo proativos, buscando identificar tudo o que pode ser feito dentro das necessidades e possibilidades de cada lado. Acredito que muitas oportunidades podem surgir a partir deste encontro”, afirmou Veiga.
O evento também abriu espaço para o fortalecimento da participação de Cabo Verde em eventos culturais brasileiros, como o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que acontece em dezembro, em Fortaleza. Além disso, foi discutida a possibilidade de parcerias no campo da música, especialmente por meio do Atlantic Music Expo, plataforma internacional liderada por Veiga para a promoção da música africana.
A titular brasileira da Cultura enfatizou ainda que o fortalecimento das relações com países africanos é uma prioridade do governo brasileiro e reforçou a importância de aprofundar o conhecimento sobre o legado afro-brasileiro. Destacou o importante trabalho da Fundação Cultural Palmares nesse sentido, sugerindo contatos futuros com a instituição para reforçar as conexões com Cabo Verde.
“O povo cabo-verdiano tem uma grande influência na formação do povo brasileiro. Afinal, foram muitas as nações africanas que contribuíram para a construção da nossa identidade. Esse é o grande diferencial do Brasil: essa diversidade de ritmos, de expressões culturais e de formas de ser, que vieram da África e se entrelaçaram ao nosso país. Ainda há muito a ser estudado e aprofundado. O povo afro-brasileiro tem um imenso legado a conhecer, e vejo que uma nova geração tem se dedicado a essa busca pelas raízes”, afirmou.
Estiveram presentes pelo Ministério da Cultura do Brasil, o assessor Especial de Assuntos Internacionais, Bruno Melo; a presidenta do Ibram, Fernanda Castro; e a diretora de Música da Funarte, Eulicia Esteves. Pela comitiva de Cabo Verde estavam: Vandrea Monteiro, diretora das Artes; Pedro Alves Silva, deputado do Parlamento Cabo-verdiano pelas Américas; José Pedro Oliveira, embaixador de Cabo Verde no Brasil; Dino Santiago, artista e compositor; Benito Lopes da Luz, diretor executivo da Atlantic Music Expo; e Solange Cesarovna, cantora.
Debates
Mais cedo, ainda em São Paulo, a ministra participou do painel Cultura e Diversidade: Políticas Públicas em Portugal e no Brasil, durante o II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros, no Museu da Língua Portuguesa ao lado da ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues. Entre os debates, foram discutidas as políticas de promoção e proteção da cultura nos dois países. O encontro reforçou o compromisso do Brasil em fortalecer laços com nações lusófonas e ampliar o diálogo sobre ações conjuntas no setor cultural.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui