Em missão oficial ao Benin, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao lado do titular do Turismo, Artes e Cultura do país africano, Jean-Michel Abimbola, participou, nesta sexta-feira (10), em Uidá, de reunião para a instalação do Comitê de Implementação da Cooperação Cultural Brasil-Benin.
Também estiveram presentes no encontro autoridades do Benin, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e de entidades vinculadas à Pasta e dos ministérios da Igualdade Racial, das Relações Exteriores e da Empresa Brasileira de Turismo, Embratur.
“Queremos expandir o intercâmbio cultural entre os nossos países. É uma honra estar aqui representando o presidente Lula, o governo brasileiro, nesse primeiro movimento de fortalecimento das relações entre Benin e o Brasil”, declarou a ministra Margareth Menezes.
A instauração do Comitê consta do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em maio de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente do Benin, Patrice Talon, em Brasília (DF).
O acordo com o MinC visa estimular a cooperação cultural, artística, museológica, científica e patrimonial entre as nações, abrangendo atividades de pesquisas nas áreas do patrimônio cultural e material.
Durante a atividade, a secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, falou sobre a possibilidade de iniciativas de colaboração no campo da formação e da promoção de etnodocumentários.
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, lembrou que Benin e Brasil têm patrimônios em comum. Citou as ações de cooperação no campo do patrimônio material e imaterial e salientou a possibilidade de cooperação técnica do Brasil para a formulação de candidaturas do país africano às listas do patrimônio mundial no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge, afirmou que as relações culturais estão renascendo, com ações de cooperação concretas, nos diversos domínios das artes e da cultura afro-brasileira.
A delegação do governo brasileiro inclui ainda representantes do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.
Encontro e festival
No segundo dia de agendas em Uidá, a ministra Margareth Menezes também se encontrou com o presidente do país, Patrice Talon. Ela ainda visitou locais históricos e participou do Festival das Culturas Ancestrais.
“É um momento muito especial, em que o governo brasileiro realiza uma retomada das relações culturais com o continente africano, com oportunidades para cooperação em diversas áreas, como patrimônio, residências artísticas e economia criativa, incluindo o audiovisual. Celebramos nossos laços ancestrais, enquanto sinalizamos para um futuro que promova desenvolvimento, inclusão social e oportunidades para a geração atual e futura”, afirmou a ministra.
O evento realizado anualmente celebra a espiritualidade e as tradições do país africano, atraindo visitantes de todo o mundo para acompanhar danças e manifestações culturais que promovem e preservam a ancestralidade africana.