Início ESPORTE Brasília recebe Copinha Brasil e Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais

Brasília recebe Copinha Brasil e Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais

15
0



Desta quinta-feira (10) a domingo (13) atletas da base de saltos ornamentais de 6 a 13 anos participam da Copinha Brasil e do Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais – Grupos C e D em Brasília. As competições reúnem mais 130 crianças e adolescentes, de vários estados brasileiros. O Ministério do Esporte é dos apoiadores da modalidade.
As disputas acontecem no Centro de Treinamento do Colégio Mackenzie, um dos polos da modalidade no Distrito Federal. A programação começou com a cerimônia de abertura e as primeiras provas nas categorias trampolim e plataforma. Na sexta (11), o foco será nas provas intermediárias dos grupos B e C femininos. O sábado (12) será reservado para as categorias mais experientes e para as disputas sincronizadas. No domingo (13), acontecem as finais e a premiação geral.
Hugo Parisi, presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (Saltos Brasil), destaca a importância da competição para a formação dos jovens atletas. “Essas competições abrem a temporada para a maioria dos atletas e são fundamentais para a classificação dos atletas às competições internacionais deste ano, incluindo o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado entre julho e agosto, em Singapura”, explica Parisi.
Segundo ele, a Copinha tem como principal objetivo oferecer às crianças o primeiro contato com o ambiente competitivo, de forma inclusiva e adaptada. “É o primeiro passo em um sistema de competição para os jovens atletas. As regras são ajustadas para que todos possam participar, desde daqueles que começaram há pouco tempo até aqueles já tem experiência”, completou.
Na próxima semana, entre os dias 15 e 19 de abril, o Centro Olímpico da UnB sediará a seletiva nacional para atletas de alto rendimento que buscarão vagas nas principais competições internacionais da temporada.
Apoio do MEspO crescimento da modalidade no Brasil tem sido impulsionado por políticas públicas como o programa Bolsa Atleta e os investimentos federais em estrutura e formação técnica. Em 2024, 32 atletas de saltos ornamentais foram contemplados pelo programa; em 2025, o número subirá para 33.
Desde 2014, o Centro de Treinamento de Saltos Ornamentais localizado na UnB se tornou um dos principais polos da modalidade no país. Com investimento de quase R$5 milhões do MEsp, o espaço garante uma estrutura de alto nível, treinamentos e capacitação de profissionais para atuar na modalidade esportiva.
Confira mais fotos no Flickr do Ministério do Esporte

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui