Início CULTURA Ibram celebra 16 anos com lançamentos e conquistas — Ministério da Cultura

Ibram celebra 16 anos com lançamentos e conquistas — Ministério da Cultura

3
0



Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) comemora os 16 anos da sua criação. A celebração marca um momento significativo para a instituição, que ao longo dos anos tem se consolidado como um pilar fundamental na valorização dos museus e da memória nacional.
Para esta data especial, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, gravou um vídeo parabenizando o Ibram e destacando a importância da instituição para a cultura brasileira. Ela falou sobre a implementação dos 13 pontos da Plataforma Unificada do Setor Museal Brasileiro, e ressaltou a importância da ampliação da participação social para o fortalecimento e consolidação do Sistema Brasileiro de Museus, destacando o envolvimento do campo na construção coletiva do novo Plano Nacional Setorial de Museus.
Também foi divulgado o vídeo comemorativo “16 Anos de Histórias e Conexões” que retrata trajetória e as conquistas do Ibram ao longo dos anos. Outros destaques da semana serão a apresentação da nova logomarca do Ibram e o lançamento de um podcast institucional com o Programa Casoteca, na plataforma Spotify.
Nos próximos dias, haverá ainda o lançamento do Plano Nacional Setorial de Museus para o decênio de 2025-2035 (PNSM 2025-2035). Aprovado por unanimidade no 8º Fórum Nacional de Museus, a redação do texto final do documento passou por revisão ortográfica e uniformização de termos ao longo do mês de dezembro do 2024 e agora será publicizado a todos. O PNSM 2025-2035 estabelece as diretrizes e metas para o setor museológico no Brasil para os próximos dez anos e foi elaborado de forma participativa, envolvendo diversos atores do campo museal e da sociedade civil.
Para completar as celebrações, alguns parceiros do Ibram compartilharam depoimentos parabenizando a instituição, destacando a importância do trabalho realizado ao longo desses 16 anos. Tais depoimentos serão divulgados nas redes sociais do Ibram.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui