Uma mato-grossense de 46 anos, que não teve a identidade revelada, foi mordida por um tubarão enquanto nadava na Praia do Porto, em Fernando de Noronha.
Ela teve um ferimento leve e foi retirada da água com ajuda de uma embarcação, sendo levada ao hospital em seguida. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (19).
A mordida atingiu região superior e lateral do fêmur da mato-grossense. O corte tinha aproximadamente 10 centímetros.
A mordedura superior do animal atingiu a pele da mulher de forma superficial e a inferior foi mais profunda, atingindo tecido subcutâneo, segundo a administração da ilha.
Ela recebeu alta após atendimento médico, ainda na terça-feira (19). O atendimento da turista foi feito pelo Hospital São Lucas, único do arquipélago.
Espécie que mordeu mulher foi a de tubarão-lixa, considerada menos agressiva do que outras. A suspeita do Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões de Pernambuco) é de que o animal tenha feito uma “mordida investigativa”, como defesa após um encontro acidental com a nadadora.
A mulher reforçou a suspeita do Cemit ao afirmar que acha que bateu acidentalmente em um dos animais durante o nado. Ela contou aos pesquisadores que a água tinha uma grande concentração de tubarões no momento em que ela nadava.
Caso é tratado pelo comitê como um “encontro ocasional”, e não como um incidente. As orientações do órgão para moradores e turistas da ilha são de que não se aproximem de animais intencionalmente.