A CBDE publicou o Edital Nº 01/2025, convocando a eleição para novos membros da Comissão de Atletas, que representará os estudantes no quadriênio 2026-2030. A eleição ocorrerá durante a próxima edição dos Jogos Escolares Brasileiros, a ser realizada em Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer a voz dos estudantes dentro da entidade e garantir a ampla representação no sistema do desporto escolar. O processo visa garantir a representação democrática e a participação ativa dos estudantes-atletas nas decisões importantes para o segmento no Brasil.
A Comissão tem um papel fundamental em examinar questões relacionadas ao esporte escolar, incluindo educação, saúde, ética, treinamento e direitos dos estudantes no âmbito no desporto. O órgão também se envolve em decisões sobre as formas de disputa esportiva, propondo melhorias nas infraestruturas esportivas e parcerias com governos. Para isso, ela é composta por 15 membros eleitos, sendo dois representantes por região, com pelo menos um candidato do sexo feminino em cada uma delas. O mandato será de quatro anos, com possibilidade de recondução de até 1/3 dos membros.
“A eleição na Comissão de Atletas da CBDE é um processo transparente que visa estimular a participação dos estudantes na gestão do esporte escolar no Brasil. Enquanto presidente, tenho orgulho do que construímos e pela oportunidade única que, além das piscinas enquanto ex-atleta, pude viver nesses anos maravilhosos. Vamos estimular a participação nas candidaturas e também no voto”, destacou Ana Sofia, presidente da órgão.
A eleição será realizada por meio de voto direto dos atletas que participarem das competições promovidas pela CBDE em 2025. Cada estado poderá eleger até um estudante-atleta, sendo as federações estaduais escolares responsáveis pela indicação dos candidatos. Para garantir a equidade, as federações podem sugerir até três candidatos, sendo dois do sexo feminino e um do masculino. As candidaturas deverão ser formalizadas com o envio de currículos para o Comitê Eleitoral, que supervisionará todo o processo eleitoral.
Os membros da comissão, Helena e Ravier, acompanhando a delegação do Brasil nos Mundiais ISF
O Edital também estabelece as condições de elegibilidade para os candidatos. Para concorrer, os atletas devem ter no mínimo 18 anos, ser ou ter sido atletas do sistema CBDE e não estar cumprindo penalidades relacionadas à CBDE ou à Federação Internacional – ISF. Além disso, é necessário que os candidatos sejam indicados por uma Federação Estadual Escolar filiada à CBDE. A eleição ocorrerá entre 5 e 28 de outubro de 2025, no contexto dos Jogos Escolares Brasileiros.
Oriundo do atletismo, modalidade que o revelou ao país, o atleta Olímpico e integrante da Comissão de Atletas da CBDE, Samory Uiki falou sobre a expectativa para o pleito que se aproxima.
“Essa eleição é um dos processos mais importantes dentro da CBDE. Para estudantes-atletas que fizeram parte do sistema e desejam se candidatar. É uma oportunidade de ser a voz de todos aqueles que participam de nossos eventos e uma oportunidade única de criar medidas que irão impactar positivamente na experiência de milhares de crianças e adolescentes por todo o Brasil. Fazer parte da comissão me transformou completamente como profissional e fez eu descobrir minha vocação para gestão esportiva. Atualmente sou secretário tanto da comissão de atletas quanto do comitê eleitoral e espero futuramente trabalhar numa grande organização esportiva como a CBDE”, destacou o gaúcho.
A apuração dos votos será feita com total transparência, e os resultados serão divulgados nos canais oficiais de comunicação da CBDE. Em caso de empate entre candidatos, o critério de desempate será o gênero, com a preferência para as candidatas mulheres. Caso haja empate entre candidatos do mesmo sexo, será considerado o mais jovem. Os 10 candidatos mais votados serão eleitos, e uma lista de suplentes será também divulgada, para garantir a continuidade do trabalho da comissão caso haja vacância.
Membro da Comissão de Ética da CBDE, o professor José Valmir que também participa da comissão eleitoral, destacou a evolução dos estudantes nos processos democráticos.
“A participação dos alunos-atletas na eleição dos novos membros da Comissão de Atletas da CBDE trará evolução na aprendizagem dos processos democráticos. Esse processo fará com que eles vivenciem e ampliem seus conhecimentos em democracia e tornem-se cidadãos conscientes. É relevante que escolham seus representantes para que tenham voz ativa não só no Sistema Esportivo Escolar, como também, na sociedade”, avaliou.
Ao lado de Lucas Vaz e Luan Saboya, o presidente Hora em momento descontraído com o ministro Márcio Macedo
Com a publicação do edital, a CBDE busca consolidar um sistema de gestão mais participativo e inclusivo, permitindo que os atletas tenham voz ativa nas questões que envolvem o Desporto Escolar no Brasil. A eleição da Comissão de Atletas é um passo importante para fortalecer o papel dos estudantes-atletas na estrutura do esporte no país, promovendo um ambiente mais democrático e colaborativo no desenvolvimento do esporte nas escolas.
Clique aqui e confira o edital completo.