Início GERAL Aprosoja diz que Fávaro abandonou produtores e não defende setor

Aprosoja diz que Fávaro abandonou produtores e não defende setor

6
0



O presidente da Associação dos Produtores de Soja em Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, fez duras críticas à atuação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).
 

Nesse ponto o ministro deveria defender os nossos produtores, a quem ele representa, e não vejo também ele fazendo essa defesa

Em entrevista ao Conexão Poder, Beber afirmou que Fávaro deixou de ajudar produtores do Estado que foram prejudicados pela forte seca do ano passado, apesar do apelo da Aprosoja.
 
“Mato Grosso, apesar de ser um grande produtor e ter potencial de produtividade, temos que lembrar que devido a esse custo logístico é um dos estados que é mais caro de se produzir. Então, o risco é maior”, afirmou.
 
“Em um ano como foi ano passado, que a média que era 65, tivemos produtores que produziram dez sacos. Nós fizemos um pedido de socorro para esses produtores, bem especificado, com números, com dados, mas não fomos atendidos”, completou.

 
O presidente ainda apontou a postura do ministro perante ao Ministério do Meio Ambiente. Segundo ele, a ministra Marina Silva tem levado uma imagem equivocada dos produtores mato-grossenses para o exterior, em contrapartida, Fávaro não tem defendido o setor.
 
Beber também criticou o ministro por não se manifestar contra a Moratória da Soja, que vem causando preocupação entre a classe produtora e política do Estado.
 
“Quando ela [Marina Silva] vai lá fora falar de queimada, a gente sabe muito bem que não há queimadas em Mato Grosso, há incêndios. Mato Grosso é um barril de pólvora durante a seca e os produtores fazem campanha, compram maquinário para fazer a parte dele”, disse.
 
“E o Governo Federal não faz nada e ainda vai e critica os nossos produtores. Nesse ponto o ministro deveria defender os nossos produtores, a quem ele representa, e não vejo também ele fazendo essa defesa”, acrescentou.
 
“Nós vemos ai o Ministério do Meio Ambiente signatário da moratória e o ministro da Agricultura calado diante disso, ou seja, não faz o enfrentamento”.
 
“Quebra de expectativa”
 
O presidente da Aprosoja ainda foi questionado sobre o fato de Fávaro ser um político de Mato Grosso, mas não ajudar os produtores do Estado. Ele afirmou que houve uma “quebra de expectativa” do setor.
 
“O ministro é daqui [de Mato Grosso] e tudo, mas para nós não muda nada ser ele ou não. Não sei o porquê, mas pelo fato de ele ser aqui no Estado não está refletindo em um olhar para o produtor de Mato Grosso”, disse.
 
“Então gera essa quebra de expectativa do nosso setor. Não muda nada ele ser daqui, para nós não tem trazido nenhuma diferença”.
 
Veja vídeo:
 



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui