O presidente do PT-MT, deputado Valdir Barranco, afirmou que o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) é candidato natural à Câmara Federal, após o desempenho no segundo turno da eleição para Prefeitura de Cuiabá em 2024.
Ele tem grandes chances de ser eleito deputado federal. Se for candidato a estadual, vai ter ‘por baixo’ 60 mil votos
Segundo ele, o resultado expressivo, mesmo com a derrota, reverberou nos outros municípios do estado.
Entretanto, Barranco admitiu que o colega prefere disputar a reeleição para deputado estadual.
“O Lúdio é um candidato natural, mas isso não é uma questão que se obriga. O que ele tem me dito é que há uma definição pessoal dele com a família de que ele permaneça como candidato a deputado estadual”, afirmou à imprensa.
“Quem sabe no decorrer desse período ele seja convencido da importância [da candidatura], pois tem grandes chances de ser eleito deputado federal. O desempenho que ele teve para a Prefeitura de Cuiabá reverberou também no restante dos municípios. Se for candidato a estadual, ele vai ter por baixo 60 mil votos”, disse Barranco.
Segundo o presidente petista, a candidatura de Lúdio a deputado federal não seria prejudicada mesmo se concorresse ao lado da ex-deputada Rosa Neide (PT), pois eles não dividem voto por terem bases eleitorais distintas.
Ambos pertencem a correntes diferentes dentro do Partido dos Trabalhadores.
“Mesmo que nós tenhamos a Rosa também candidata a federal reforça muito [a chapa], até porque eles não têm os mesmos votos. As votações minha e da Rosa são bastante convergentes, mas Lúdio e Rosa não, Lúdio tem muitos votos que não são os mesmos dela”, finalizou.
De acordo com Barranco, a expectativa é que Lúdio seja convencido até 2026 e que a Executiva nacional do partido, que deve ser comandada pelo ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, atue pela candidatura dele para a Câmara Federal.
Veja: