O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) afirmou que não quer ser candidato a deputado federal e vai tentar a reeleição no pleito de 2026.
Nós sabemos que tem uma grande força, pessoas querendo que a gente se posicione para uma disputa federal, mas eu não quero
“O PL não me pediu nada. Nós sabemos que tem uma grande força, pessoas querendo que a gente se posicione para uma disputa federal, mas eu não quero. O meu projeto é ser estadual por mais quatro anos”, afirmou em entrevista ao Veja Bem MT.
Tendo ingressado na Assembleia Legislativa como suplente após a morte do deputado Silvio Fávero em 2021, Cattani transformou-se em um dos nomes mais fortes do bolsonarismo no Estado.
Em 2022 ele quadruplicou o número que havia conseguido nas urnas em sua primeira eleição, saindo de 11.629 votos na disputa de 2018 para 44.705 votos.
Devido a sua força política, o deputado foi cotado como um dos nomes do PL para disputar uma vaga na Câmara Federal aumentando ainda mais a dominância do partido em Mato Grosso.
No entanto, Cattani disse não estar interessado no cargo, alegando que a disputa será muito acirrada.
“Nós temos grandes nomes aí para federal e eu não quero disputar com esses grandes nomes, quero estar no Estado por mais um tempo e fortalecer nossas bases dentro de Mato Grosso com mais quatro anos a estadual”, disse.
Ampliação
Para o próximo ano o deputado se mostrou otimista com o desempenho do PL no Estado. Segundo ele, o partido deve triplicar seus representantes na Assembleia Legislativa.
Atualmente o PL tem dois deputados na Casa. Porém, Cattani já adiantou que está dialogando com outros colegas para trazê-los para o partido.
“Nós temos o Chico Guarnieri (PRD) e outros parlamentares como o Xuxu Dal Molin (União), como o próprio Faissal [Calil] (Cidadania), são pessoas que agregam conosco as mesmas ideias e vamos convidá-los para vir para o partido e que façam parte conosco desse quadro”.
Veja vídeo: