O Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso chancelou, na manhã desta segunda-feira (24), o nome dos quatro membros do órgão que concorrem à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça, referente ao quinto constitucional.
São eles: o ex-procurador-geral de Justiça Deodeste Cruz Júnior, o procurador Marcelo Caetano Vacchiano, e os promotores Marcelo Lucindo Araújo e Milton Pereira Merquiades. Deosdete é o mais cotado à vaga.
A votação foi feita por aclamação já que apenas quatro nomes foram inscritos. O regimento diz que o conselho deveria elaborar a lista sêxtupla a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça.
O grupo tem 11 procuradores de Justiça, sendo presidido pelo chefe do MPE, Rodrigo Fonseca.
“Nenhum [dos inscritos] tem menos de 19 anos de carreira no Ministério Público. Todos têm absoluto serviço prestado, reconhecido por todos”, destacou o procurador Adriano Streicher durante a votação.
Agora, caberá ao TJ-MT reduzir a lista a três nomes e enviar para o governador Mauro Mendes (União). É ele quem decide quem será o novo desembargador.
Conselho superiorIntegram o Conselho o procurador-geral de Justiça Rodrigo Fonseca Costa, e os procuradores João Augusto Veras Gadelha, Luiz Eduardo Martins Jacob, Paulo Roberto Jorge do Prado, Flávio Cezar Fachone, Marcelo Ferra de Carvalho, Rosana Marra, Roberto Aparecido Turin, Adriano Augusto Streicher de Souza, Antonio Sergio Cordeiro Piedade, Elisamara Sigles Vodonós Portela
Mais cotado
Nos bastidores, o ex-procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, é considerado o favorito para ocupar a vaga.
Em 2024, Deosdete desistiu de concorrer à reeleição no MPE para viabilizar a cadeira no TJMT.
Leia mais sobre o assunto:
Quatro do MPE se inscrevem para vaga de desembargador do TJ