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Cuiabana denuncia falta de atendimento em UBS e cobra resposta da Prefeitura; SMS irل apurar conduta profissional :: Notيcias de MT

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Mulher denuncia falta de atendimento médico na Unidade Bلsica de Saْde (UBS) Ilza Terezinha Piccolo, na noite de quarta-feira (15). Foi informado que a profissional do local jل havia atingido o limite de pacientes do dia. A Prefeitura de Cuiabل reforçou a obrigaçمo das unidades atenderem demandas espontâneas da populaçمo, e a Secretلria Municipal de Saْde irل apurar a situaçمo.Leia mais
Operaçمo apreende 65 caixas de fogos com alto poder de ruيdoConforme o relato em vيdeo da denunciante, ela foi ao local por volta das 19h30, pois se trata de uma UBS com hora estendida, que funciona até 21h. Ela estava acompanhada do filho, que apresentava febre e tosse.“Estou em frente à unidade Ilza Terezinha Piccoli, eu acho isso muito errado, entendeu? Agora, vocês pegam e pedem para a gente procurar. Vocês tinham que vir aqui e ver, َ. Eu peço socorro, vem ver a populaçمo. Olha a situaçمo do posto, a unidade tل toda cheia de mato, nمo tem paciente lل dentro, mas diz que ela jل atendeu a quantia dela [a médica]. Aqui é um posto de hora estendida. Isso é uma palhaçada com a populaçمo, vocês mandam procurar e nمo tem atendimento”, disse a mulher no vيdeo.Procurada pela reportagem, a Secretلria Municipal de Saْde enviou a seguinte nota:Nota à ImprensaA Secretaria Municipal de Saْde (SMS) de Cuiabل reforça que todas as Unidades Bلsicas de Saْde (UBSs) sمo obrigadas a atender demandas espontâneas da populaçمo, conforme preconizado pelo Sistema عnico de Saْde (SUS). Esse atendimento é garantido pela Portaria Municipal nº 001/2025/SMS, de 08 de janeiro de 2025, assinada pela secretلria de Saْde Lْcia Helena Barboza Sampaio, que determina expressamente a obrigatoriedade das UBSs em atender a todas as demandas espontâneas, assegurando o direito da populaçمo ao acesso à saْde.Caso haja recusa no atendimento, orientamos que os cidadمos denunciem imediatamente à SMS. Destacamos que, por falhas de gestمo anteriores, incluindo ausência de contratos adequados e falta de fiscalizaçمo, muitos atendimentos nمo estavam sendo realizados. A atual gestمo estل empenhada em corrigir essas irregularidades e garantir que todos os serviços sejam prestados de forma eficiente e humanizada.A situaçمo denunciada serل rigorosamente verificada pela SMS, e medidas serمo tomadas para assegurar que os direitos dos cidadمos sejam respeitados em todas as unidades de saْde.Veja o vيdeo:



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