Início CULTURA Em Brasília, ministra participa da inauguração da sede do Fórum Nacional de...

Em Brasília, ministra participa da inauguração da sede do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

6
0



Espaço de articulação federativa da cultura no Brasil, tendo colaborado para a construção e elaboração de políticas estruturantes, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura inaugurou nesta quinta-feira (27) sua sede e escritório em Brasília. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente da entidade e secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha.
“Esse fórum é da sociedade brasileira. Ele também representa pessoas que têm vínculo real com a cultura e que sabem, porque quem está nas pontas é quem sabe mais quais são as necessidades do setor. E é muito bom a gente poder colher isso dessa relação de sinceridade e que nos faz crescer também como Ministério da Cultura”, afirmou Margareth Menezes.
Fabrício Noronha salientou a importância da abertura da sede na capital federal para o órgão, que já soma quatro décadas de existência. “A formalização desse espaço de construção federativa materializa uma construção de 40 anos e traz uma nova dinâmica de atuação para a gente aqui em Brasília, além de profissionalizar o nosso trabalho, com uma presença mais dedicada e ativa”, observou o presidente do Fórum.
Ponte
Além de ponto de articulação, o escritório prestará apoio técnico e político para os gestores estaduais, funcionando como ponte entre os estados, Governo Federal e Legislativo.
Com o espaço, o Fórum avança para consolidar sua atuação técnica e política na capital federal, estendendo o diálogo com o Congresso Nacional, Governo Federal e Ministério da Cultura, bem como entidades da sociedade civil e governos estaduais.
O secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba; que presidiu o Fórum de 2017 a 2018, lembrou da atuação da entidade nascida na década de 1980.
“O Fórum tem papéis políticos e institucionais relevantes. Um deles é pautar o Ministério da Cultura, quais são as agendas, as falas, as políticas, porque é importante que se construa um aliado colaborativo, mas o Ministério também pode pautar esse código. É uma reciprocidade importante. E isso é importante e legítimo”, destacou.
Parceria
A implantação da sede e escritório do Fórum, no segundo andar da Biblioteca Nacional de Brasília, é resultado de parceria da entidade com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio de termo de cooperação técnica, que assegurou a cessão do espaço físico.
Presenças
Também estiveram presentes o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes; o diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), Rodrigo Rossi; e a secretária de Estado da Cultura do Pará, Ursula Vidal, além de integrantes da organização, de entidades culturais e autoridades.
Do MinC participaram ainda os secretários Márcio Tavares e Cassius Rosa (Executiva), Henilton Menezes (Economia Criativa e Fomento Cultural) e Roberta Martins (Comitês de Cultura); e o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidade vinculada à Pasta, Alexandre Santini.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui