Em uma ação realizada no último domingo (13), a Polícia Civil apreendeu maquinários pesados usados em um garimpo clandestino localizado em uma área de mata no município de Conquista D’Oeste. Dois homens foram presos. Um deles ainda tentou subornar os policiais.
A operação foi deflagrada após denúncias sobre o uso de equipamentos possivelmente furtados na região de fronteira.
Dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de desmatamento, exploração ilegal de recursos minerais, degradação de floresta pública e corrupção ativa. As investigações foram conduzidas pelas Delegacias de Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda.
Durante a diligência, os policiais avistaram uma caminhonete Toyota Hilux parcialmente bloqueando a via, que aparentemente servia como ponto de vigilância para alertar os garimpeiros sobre a aproximação das autoridades. Ao entrar na área, a equipe flagrou intensa movimentação de máquinas em direção a área de mata.
Os agentes ainda foram surpreendidos por disparos de arma de fogo vindos da mata. Mesmo diante da resistência, a Polícia avançou e encontrou um terreno alagado, onde operavam escavadeiras e outros equipamentos pesados.
No local, foram confiscados três escavadeiras em funcionamento, uma pá carregadeira Caterpillar, duas escavadeiras escondidas na mata fechada e dois contêineres com mil litros de óleo diesel cada.
O primeiro preso, um homem de 54 anos, era responsável pela administração do garimpo clandestino e por outras três frentes de extração ilegal na região. Já o segundo suspeito, de 41 anos, tentou subornar os policiais oferecendo 500 gramas de ouro para interromper a operação, caracterizando o crime de corrupção ativa.
Pela cotação atual, o ouro oferecido vale cerca de R$ 300 mil.
Os dois detidos foram levados para a Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, onde foram interrogados e autuados em flagrante. Enquanto isso, os maquinários apreendidos estão sendo removidos do local com o auxílio de caminhões prancha.