Início CULTURA IberCultura Viva oferece bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base...

IberCultura Viva oferece bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária 2025 — Ministério da Cultura

3
0



O Programa IberCultura Viva está com inscrições abertas para 104 bolsas no Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária 2025, que será ministrado entre abril e dezembro no campus virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso-Argentina). As inscrições vão até 15 de fevereiro no Mapa IberCultura Viva. Podem se inscrever pessoas dos 13 países membros do programa, incluindo o Brasil, além de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Esta será a oitava turma do curso lançado em 2018 com o objetivo de fortalecer a formação e a pesquisa das políticas culturais de base comunitária. A realização dessa proposta acadêmica também é considerada um marco na trajetória do IberCultura, atualmente presidido pela secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg.
“Completamos 10 anos de história do IberCultura Viva! Nesse período, tivemos muitas realizações. Além deste edital tão importante e tradicional lançado em parceria com a FLACSO, outras estratégias também foram fundamentais, como a criação das redes de cidades, das redes de universidades e, principalmente, a rede da sociedade civil que faz esse grande movimento latino-americano de Cultura Viva Comunitária. É muito potente esse processo todo de conquista, de exercício de direitos culturais e de avanço na participação social nas políticas públicas”, ressaltou a secretária.
Balanço
O IberCultura Viva já concedeu 722 bolsas para este curso. Desse total, 605 pessoas – funcionárias de organismos públicos ou membros de organizações culturais comunitárias – foram selecionadas nos editais realizados para as turmas de 2018 a 2024. Também foram concedidas 115 bolsas extras com os recursos de formação que alguns países escolheram utilizar para este fim. O Brasil e o Chile, por exemplo, optaram por oferecer mais bolsas para pessoas candidatas de seus países, em vez de apoiar outros processos de formação próprios.
Requisitos
Na edição de 2025, a exemplo dos anos anteriores, as pessoas interessadas em se candidatar a uma das bolsas oferecidas devem trabalhar em órgãos públicos de cultura, dedicar-se à gestão cultural ou integrar uma organização cultural de base comunitária ou algum povo originário em um dos 13 países participantes deste edital. Estão previstas oito bolsas por país.Experiência na incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ ou em gestão cultural comunitária estão entre os critérios que serão levados em conta na seleção das pessoas candidatas.
Também será valorizada a formação certificada em gestão cultural e em disciplinas afins, como artes, ciências sociais, humanas e económicas, assim como a condição de mestre ou mestra (sabedor ou sabedora), alguém com liderança histórica no território e na comunidade em termos de saberes ancestrais e das artes. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas devem ser mulheres.
Confira o regulamento do edital
Proposta acadêmica
Professores de vários países ibero-americanos estão envolvidos no curso. Os conteúdos são distribuídos em seis módulos e 26 aulas, publicadas uma vez por semana e com espaço de debate em torno dos temas tratados. Também estão previstos encontros sincrônicos virtuais com professores/ as convidados e com as tutoras.
Para cumprir com os objetivos do curso, é exigido um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos podem ser entregues em espanhol ou português.
As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol.
IberCultura Viva
O IberCultura Viva é um programa de cooperação técnica e financeira entre governos ibero-americanos, criado em 2014 para fortalecer as políticas culturais de base comunitária. Ele apoia tanto iniciativas governamentais quanto projetos realizados por organizações culturais comunitárias e povos originários.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui