Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) comemora os 16 anos da sua criação. A celebração marca um momento significativo para a instituição, que ao longo dos anos tem se consolidado como um pilar fundamental na valorização dos museus e da memória nacional.
Para esta data especial, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, gravou um vídeo parabenizando o Ibram e destacando a importância da instituição para a cultura brasileira. Ela falou sobre a implementação dos 13 pontos da Plataforma Unificada do Setor Museal Brasileiro, e ressaltou a importância da ampliação da participação social para o fortalecimento e consolidação do Sistema Brasileiro de Museus, destacando o envolvimento do campo na construção coletiva do novo Plano Nacional Setorial de Museus.
Também foi divulgado o vídeo comemorativo “16 Anos de Histórias e Conexões” que retrata trajetória e as conquistas do Ibram ao longo dos anos. Outros destaques da semana serão a apresentação da nova logomarca do Ibram e o lançamento de um podcast institucional com o Programa Casoteca, na plataforma Spotify.
Nos próximos dias, haverá ainda o lançamento do Plano Nacional Setorial de Museus para o decênio de 2025-2035 (PNSM 2025-2035). Aprovado por unanimidade no 8º Fórum Nacional de Museus, a redação do texto final do documento passou por revisão ortográfica e uniformização de termos ao longo do mês de dezembro do 2024 e agora será publicizado a todos. O PNSM 2025-2035 estabelece as diretrizes e metas para o setor museológico no Brasil para os próximos dez anos e foi elaborado de forma participativa, envolvendo diversos atores do campo museal e da sociedade civil.
Para completar as celebrações, alguns parceiros do Ibram compartilharam depoimentos parabenizando a instituição, destacando a importância do trabalho realizado ao longo desses 16 anos. Tais depoimentos serão divulgados nas redes sociais do Ibram.