Início GERAL Janaina não descarta lançar candidatura avulsa ao Senado em 2026

Janaina não descarta lançar candidatura avulsa ao Senado em 2026

8
0



A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou, nesta semana, que tem o respaldo da direção nacional de seu partido para disputar as eleições de 2026 ao Senado Federal e não descarta concorrer em uma candidatura avulsa, ou seja, sem coligação.
 

Eu quero estar num partido que me dê a segurança de que eu posso ser candidata àquilo que eu quiser ser

“A gente precisa trabalhar sem receio de composição de chapa, se vai vetar aqui ou vai vetar lá. Vamos tentar estar numa chapa boa e competitiva, mas também entendemos através das pesquisas internas do MDB – qualitativa e quantitativa – que uma candidatura avulsa não é ruim”, afirmou.
 
A parlamentar disse que tem segurança dentro do MDB e que o presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, apoia sua eventual candidatura ao Senado.
 
“Muita gente me pergunta: ‘você quer mudar de partido?’ Eu quero estar num partido que me dê a segurança de que eu posso ser candidata àquilo que eu quiser ser. E hoje dentro do MDB eu tenho essa segurança. Inclusive do presidente nacional, o Baleia, quer que eu saia candidata à senadora”, disse Janaina.

 
A deputada também revelou que chegou a cogitar uma candidatura à Câmara Federal, mas a ideia foi descartada pelo presidente nacional. 
 
“Algumas vezes eu cheguei a conversar com ele sobre a possibilidade de ser federal e ele descarta essa possibilidade. Eu estou num partido que eu entendo que isso não vai acontecer, mesmo que tenha que sair em uma candidatura se a gente tiver dificuldade de formação de chapa, que tenha que sair numa candidatura avulsa”, explicou.
 
Janaina já falou em deixar a sigla em anos anteriores, em especial quando o MDB se aliou ao Governo Lula (PT). Em um estado majoritariamente de direita, a parlamentar analisa que uma eleição pode se tornar complicada nessa conjuntura. 
 
A esperança dos emedebistas mato-grossense é que a liderança do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) demova a sigla de uma possível aliança na eleição de 2026.
 
Na próxima disputa serão eleitos: presidente da República, dois senadores, governador do Estado, nove deputados federais e 27 deputados estaduais.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Janaina nega deixar MDB por sigla de Pivetta: “Não penso nisso”
 



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui