O governador Mauro Mendes (União) anunciou que irá ajudar a reconstruir as casas e pontes destruídas pelas fortes chuvas que atingiram as cidades de Rio Branco e Salto do Céu.
Vamos fazer essas pontes e viabilizar a construção dessas 35 casas que foram destruídas
As medidas foram confirmadas durante reunião, nesta quinta-feira (16), com o deputado estadual Valmir Moretto e os prefeitos Pabollo (Rio Branco) e Mauto Espíndola (Salto do Céu).
“Nós decidimos que vamos apoiar os municípios. Vamos fazer essas pontes e viabilizar a construção dessas 35 casas que foram destruídas”, disse ele.
“Há algumas casas antigas que estão com obras paradas, da Caixa Econômica, e vou cobrar para que mandem toda a documentação para retomarmos e finalizarmos, de forma a abrigar essas famílias. E enquanto isso, elas vão receber o aluguel social”, acrescentou.
Desde o início das chuvas, o Governo tem auxiliado as cidades por meio das forças de Segurança, Defesa Civil e Assistência Social, além do trabalho voluntário da primeira-dama Virginia Mendes em prol das famílias.
“O Governo está empenhado em amparar os mato-grossenses que foram vítimas dessas enchentes e hoje passam por um momento de dificuldade. Agradeço a todos que estão colaborando”, afirmou.
De acordo com o prefeito Pabollo, de Rio Branco, as ações são fundamentais para ajudar as famílias a se reerguerem.
Já o prefeito Mauto Espíndola, de Rio Branco, pontuou que a enchente foi “terrível” e o apoio do Governo é imprescindível para que as pessoas afetadas possam retomar suas vidas.
As enchentes
Os municípios de Salto do Céu e Rio Branco amanheceram embaixo da água após as intensas chuvas que atingiram as duas cidades na noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça (14).
No final de semana, também houve alto volume de precipitação, o que resultou em uma cabeça d’água na cachoeira central de Salto do Céu. Cabeça d’água é um fenômeno caracterizado pelo aumento rápido e repentino do nível de rio, lago ou cachoeira.
As duas cidades são banhadas pelo Rio Branco.
O prefeito de Rio Branco decretou estado de emergência na terça. Até o momento, foram contabilizadas 150 pessoas afetadas pela enchente.
Leia mais sobre o assunto:
Rio transborda e alaga duas cidades em MT; ponte é levada
Imagens mostram ponte sendo arrastada por enxurrada em MT
“Nunca tínhamos visto enchente desta proporção”, diz prefeito