O governador Mauro Mendes (União) criticou o Senado Federal por não aprovar o projeto do Novo Marco do Licenciamento Ambiental, que diminui a burocracia para realização de obras no País.
É uma vergonha para o Senado, porque a Câmara Federal aprovou e está parado um projeto que é bom para o Brasil
Aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021, o projeto está tramitando há três anos no Senado. A proposta quer mudar as regras usadas para liberar obras e atividades que podem afetar o meio ambiente, como construção de estradas, hidrelétricas, mineração, plantio de lavouras, entre outros.
Atualmente, o projeto está sendo analisado simultaneamente em duas comissões do Senado: a Comissão de Meio Ambiente (CMA) e a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Porém, não há previsão para quando será colocado em votação.
“Já fiz dezenas de cobranças, estou de saco dcheio de tanto falar isso. É uma vergonha para o Senado, porque a Câmara Federal aprovou e está parado um projeto que é bom para o Brasil, mas é ruim para burocracia”, afirmou.
“[O projeto] tira um pouco da burocracia, que não protege o meio ambiente e que não protege os interesses dos brasileiros e privilegia a burocracia, os burocratas, atrapalha centenas de milhares de obras positivas para o Brasil em todo território”, acrescentou.
Segundo Mendes, a burocracia excessiva para realização de obras no país afetou diretamente a construção da ponte da nova ponte sobre o Rio Cuiabá, que liga os bairros do Parque Atalaia na capital e Parque do Lago, em Várzea Grande. A obra foi iniciada em 2013 e só conluída na gestão de Mendes.
“Acho que é uma mancha que envergonha o Senado. Aquela maldita burocracia que impera quando se quer fazer. Isso atrapalha o Brasil. Aqui nós perdemos um tempo gigante, por isso me deixa indignado. São tantas obras que precisam andar, mas não andam por causa dessa maldita burocracia”, disse.
Veja o vídeo: