O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) e a Bienal Internacional do Livro do Ceará realizam, nos dias 5 e 6 de abril, em Fortaleza (CE), reuniões públicas para discutir o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL 2025-2035) e a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).
Esses encontros fazem parte de uma série de eventos que já ocorreram em São Paulo, Porto Alegre e Recife, durante as respectivas Bienais do Livro. O objetivo é ouvir especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil sobre políticas culturais relacionadas ao livro, leitura, literatura e bibliotecas. O novo Plano deve ser assinado ainda no primeiro semestre deste ano.
Programação:
Mesa 1 – Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL 2025-2035)
Data: 5 de abril, das 9h às 12h
Local: 2º Mezanino Oeste, Sala 01 (MEZO02)
O encontro reúne representantes do poder público para debater avaliações e propostas para a nova versão do PNLL e para a regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita, integrada às políticas do livro e da leitura do Estado do Ceará.
Participantes confirmados:
● Fabiano Piúba (secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC)
● Jéferson Assumção (diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC)
● Luisa Cela (secretária da Cultura do Ceará)
● Helena Barbosa (secretária Municipal de Cultura de Fortaleza)
Mediação: Ivna Girão (coordenadora-geral de Comunicação e Cultura do MinC)
Mesa 2 – Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE)
Data: 6 de abril, das 9h às 12hLocal: 2º Mezanino Oeste, Sala 02 (MEZ02)
Esta mesa discutirá estratégias para promover a escrita criativa e literária, destacando a novidade da regulamentação da PNLE, feita em setembro de 2024 pelo Decreto 12.166/2024. Um exemplo dessa ação é o Projeto Territórios da Escrita, primeira formação pública e gratuita em escrita criativa no país.
Participantes confirmados:
● Fabiano Piúba (MinC)
● Jéferson Assumção (MinC)
● Fernanda Pacobahyba (presidenta do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC)
● Nina Rizzi (escritora e curadora da Bienal)
● Trudruá Dorrico (escritora)
Mediação: Andressa Marques (coordenadora-geral de Livro e Literatura do MinC)
Importância da participação social
Segundo o secretário Fabiano Piúba, esses encontros têm sido fundamentais para a retomada das políticas nacionais de leitura no Brasil: “Esses encontros públicos, em diversos estados do país, têm sido um ambiente de grande relevo para o debate e a participação social em torno da retomada das políticas nacionais de livro e leitura, considerando a regulamentação da Lei 13.696/2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e dará ao MinC e ao MEC, com a participação da sociedade, a tarefa de construção do novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL)”.
O diretor Jeferson Assumção reforça que o PNLL é uma estratégia essencial para enfrentar esse cenário, destacando a importância da leitura e da escrita na formação cidadã. “É fundamental ouvir a sociedade brasileira sobre que ações e estratégias devemos implementar para fazer frente aos baixos índices de leitura no Brasil. A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostra a necessidade de o Estado e a sociedade se unirem cada vez mais em torno deste tema. Precisamos desenvolver no Brasil uma sociedade leitora, crítica, criativa, capaz de resolver seus problemas e aproveitar as oportunidades de desenvolvimento que estão se abrindo no mundo contemporâneo. Todas essas frentes exigem leitura, livros, escrita e leitura. E o PNLL é a grande estratégia entre governo e sociedade para isso”, aponta o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Jeferson Assumção.
“A Secretaria de Cultura do Ceará investe e reafirma o papel da leitura e do livro como alicerces transformadores de nossa sociedade. Em meio às celebrações da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, unimos forças e estratégias para que as políticas públicas garantam acesso ao universo das letras. A cada parceria e diálogo em prol da PNLL e PNLE, reforçamos a leitura como vetor da cidadania, inclusão e diversidade cultural dos próximos 10 anos”, compartilha a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Outras atividades na Bienal
Além das mesas, o secretário Fabiano Piúba participa de outras agendas durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará:
● 7 de abril, às 14h: Debate sobre “Livro e seus Mercados”, com representantes da cultura do Ceará.
● 8 de abril, às 11h: Abertura oficial do Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
● 8 de abril, às 14h30: Encontro de Mediadores de Leitura, debatendo políticas de fomento à leitura e formação de mediadores.
Saiba mais sobre o PNLL e PNLE
O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) é um pacto social entre o Estado e a sociedade para valorizar o livro, a leitura e as bibliotecas. Sua elaboração ocorre a cada dez anos, sendo conduzida pelos ministérios da Cultura e da Educação. Uma novidade do atual processo é a inclusão explícita da escrita criativa nas políticas nacionais, visando democratizar e qualificar o acesso à formação literária.
O PNLL organiza-se em quatro eixos principais:
● Democratização do acesso
● Fomento à leitura e à formação de mediadores
● Valorização institucional e simbólica da leitura
● Fomento à cadeia criativa e produtiva do livro
FONTE