Início CIDADE Odontólogos de Cuiabá cobram nomeação de coordenador técnico para gerir caos na...

Odontólogos de Cuiabá cobram nomeação de coordenador técnico para gerir caos na Saúde Bucal :: Notícias de MT

7
0



A saúde bucal em Cuiabá enfrenta um cenário crítico, com atendimento precário e paralisado em várias unidades odontológicas devido à falta de manutenção dos equipamentos e materiais. O Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (Sinodonto) tem pressionado o prefeito Abílio Brunini (PL) para nomear um coordenador técnico de saúde bucal desde o início da gestão. Até o momento, o nome não foi definido. A Secretaria Municipal de Saúde informou que analisa os nomes indicados pelas entidades odontológicas.Leia mais
Casos de chikungunya crescem mais de 6.500% em Cuiabá; força-tarefa organiza cronograma de mutirõesConforme o presidente do sindicato, Leandro Arruda, vários Centros Odontológicos (COs) e Centros Especializados em Odontologia (CEOs) estão sem condições para atender pacientes, com cadeiras odontológicas inoperantes por falta de manutenção, compressores estragados e falta de bombas a vácuo.“É sabido que esses problemas não são de agora. Nós da odontologia do município de Cuiabá, o serviço público, ele tem sido sucateado nos últimos anos, praticamente desde o período da pandemia, e vem desvalorizando o nosso atendimento e não trabalhando com a manutenção principalmente dos equipamentos.
O dentista precisa da cadeira odontológica e dos equipamentos para poder atender a população, e a nossa maior preocupação é o impacto que isso tem causado na população, da falta de tratamento, da falta de acesso que eles estão tendo nas unidades”, afirma Leandro.Segundo o presidente, a falta de atendimento dos pacientes tem impactado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), pois a população chega para urgência, com situações mais graves, com dor, abscessos, sobrecarregando assim os profissionais de odontologia destas unidades.Por conta deste cenário, a principal reivindicação da categoria tem sido a nomeação de um coordenador técnico da Saúde Bucal, para poder gerenciar essa situação e com autonomia para contratar serviços de manutenção e comprar materiais essenciais. Na quinta-feira (06), o prefeito informou que a nomeação deve sair nos próximos dias.“Esse é o principal objetivo e a principal preocupação da categoria, de estar presente nas unidades e não ter condições de atender esse paciente. Então, nós esperamos, sim, que nas próximas 24 horas, saia a nomeação do coordenador de saúde bucal e que ele tenha autonomia para poder trabalhar, para poder fazer os contratos de manutenção necessários, para que possa acessar as unidades, fazer a manutenção dos equipamentos, a compra dos materiais necessários”, explica o presidente.A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informou estar retomando o processo licitatório para contratação de empresa especializada em manutenção odontológica, e também analisa os nomes para o cargo do coordenador técnico. Confira a nota enviada:



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui