A Polícia Civil indiciou duas pessoas por maus-tratos e abandono de 50 cães na MT-486, em Primavera do Leste, em 13 de março.
Os animais foram encontrados em condições precárias de saúde e higiene, configurando a prática dos crimes de maus-tratos a animais, além de abandono.
Os dois indiciados trabalhavam em uma fazenda e atuavam de forma conjunta para retirada dos animais da propriedade. Um dos investigados morreu em razão de infarto.
Os fatos ocorreram no dia 06 de dezembro de 2024. Testemunhas relataram que um caminhão boiadeiro estacionou nas proximidades da rodovia e descarregou os cães, entre machos, fêmeas e filhotes, na pista. Os animais estavam visivelmente debilitados, desnutridos e com sinais evidentes de doenças.
Alguns cães apresentavam ferimentos graves e sinais de maus-tratos. Pelo menos, três morreram por inanição após o abandono.
Assim que acionada sobre os fatos, a equipe da Delegacia de Primavera do Leste iniciou as investigações e, por meio da oitiva de testemunhas e imagens de câmeras de segurança, identificaram dois veículos envolvidos no abandono dos animais, sendo um caminhão boiadeiro e uma caminhonete Toyota Hilux. Os veículos levaram até os motoristas responsáveis pelo abandono dos cães.
A investigação apontou que um dos suspeitos, que conduzia o veículo no dia dos fatos, era encarregado administrativo de uma fazenda onde estavam os cachorros. Ele também era responsável pelo transporte dos animais até o local onde foram abandonados.
O segundo era funcionário da mesma fazenda e foi identificado como a pessoa que participou da retirada dos cães do veículo e da descarga no local.
Segundo as apurações, o encarregado administrativo foi quem deu a ordem para o outro funcionário recolher os cachorros que estavam na propriedade, supostamente para entregar em um ONG de animais, mas que decidiu abandoná-los na rodovia.
As investigações apontaram ainda que, na fazenda, havia uma comunidade e que os animais eram de pessoas que haviam passado pelo local e depois os deixavam na propriedade.
Diante dos elementos apurados nas investigações, o delegado Eric Fernando de Souza Martins indiciou os dois responsáveis pelo abandono dos animais pelos crimes de maus-tratos a animais, previsto no 32 da Lei nº 9.605/1998. e abandono de animais em propriedade alheia, previsto no art. 164, do Código Penal.