A prefeita Flávia Moretti (PL) decidiu exonerar, na tarde desta sexta-feira (25), o Coronel Sandro Azambuja da presidência do DAE-VG (Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande). O servidor Wilhan Douglas dos Reis assume a autarquia interinamente.
Nós procuramos simplesmente fortalecer o departamento de água e esgoto até que a gente consiga fazer a concessão
Segundo apurou a reportagem, Azambuja deve ser transferido para a Secretaria de Obras, onde assumirá a função de secretário-adjunto.
Em conversa com a imprensa nesta semana, Flávia Moretti admitiu que estava em busca de um nome técnico para substituir o coronel.
Os mais cotados para assumir o Departamento são o engenheiro sanitarista Laudo Rodrigues e Cleyton Nassarden, conhecido como Sardinha (MDB).
O coronel Azambuja vinha sofrendo críticas por parte dos vereadores de Várzea Grande, que pressionavam a prefeita para houvesse uma troca no comando.
O presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira (MDB), foi um dos principais críticos da direção de Azambuja. Em entrevistas anteriores, o vereador afirmou que havia falta de diálogo com a direção do DAE.
“Nós procuramos simplesmente fortalecer o departamento de água e esgoto até que a gente consiga fazer a concessão. […] O fortalecimento do DAE é trazer novos engenheiros, novos técnicos, que conhecem os sistemas, outros que saíram que vão voltar, mas pessoas para nos ajudar a entender o sistema de saneamento do nosso município que realmente é muito arcaico”, disse a prefeita.
Setor crítico
O DAE é uma dos setores mais críticos da Prefeitura de Várzea Grande. Em setembro de 2023, a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou a Operação Gota D’Água, que investigou um esquema de cobrança de propina para dar baixas em débitos com a autarquia municipal.
No início de abril, Flávia autorizou a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para realizar o diagnóstico financeiro, patrimonial e estrutural do DAE, considerado o primeiro passo para a privatização da autarquia.