Início GERAL “Seguidores não garantem votos, mas ignorar redes é tiro no pé”

“Seguidores não garantem votos, mas ignorar redes é tiro no pé”

5
0



Um levantamento recente feito pelo MidiaNews mostrou que os políticos de direita de Mato Grosso, em especial os bolsonaristas, têm maior engajamento nas redes sociais. 
 
Para o estrategista de comunicação e assessor de imprensa, Lucas Rodrigues, há duas explicações para o fenômeno: pelo perfil ideológico dos mato-grossenses e a estratégia de postagens da direita.
 

Falar do que você é contra engaja muito mais do que falar sobre o que você defende. E a esquerda ainda enfrenta grande dificuldade para entender esse jogo

“A direita consegue engajar exatamente porque fala de temas que geram emoções nas pessoas, desde capitalizar situações que causam revolta, reforço de bandeiras patrióticas e conservadoras, e a própria crítica à esquerda”, disse o especialista em entrevista ao MidiaNews.
 
“Falar do que você é contra engaja muito mais do que falar sobre o que você defende. E a esquerda ainda enfrenta grande dificuldade para entender esse jogo, e continua comunicando à moda antiga”, completou.

 
O amplo número de seguidores dos perfis, no entanto, não se traduz em sucesso nos pleitos eleitorais, segundo Lucas, que é assessor do governador Mauro Mendes (União). No entanto, no atual cenário político, não se pode estar fora delas.
 
“Aquele ditado que diz ‘se não está na internet, não existe’ já é uma realidade concreta, não só na política. O político precisa de constância e vínculo com seus eleitores, e a melhor forma de fazer isso é estando presente nas redes que o público usa”, afirmou Rodrigues.
 
“O número de seguidores, por si só, é o que chamamos de ‘métrica de vaidade’. Nas últimas eleições, candidatos famosos e até influenciadores com milhões de seguidores conseguiram pouquíssimos votos. É preciso entender de onde são os seguidores e o porquê de seguirem o político”, emendou.
 
Ele ressalta que o ideal é que os seguidores sejam potenciais eleitores, e não apenas pessoas atraídas por pautas específicas ou entretenimento. “É mais válido ter 100 mil seguidores comprometidos do que 1 milhão sem qualquer ligação eleitoral”, explicou.
 

O número de seguidores, por si só, é o que chamamos de ‘métrica de vaidade’. Nas últimas eleições, candidatos famosos e até influenciadores com milhões de seguidores conseguiram pouquíssimos votos

A premissa levantada pelo especialista pode ser analisada pelo desempenho eleitoral de Gilberto Cattani, que o deputado estadual com maior número de seguidores no Instagram, com 221 mil.
 
Cattani foi o sexto mais bem votado na eleição de 2022, com 44,7 mil votos. Ocorre que, naquele pleito, a deputada Janaina Riva (MDB), Max Russi (PSB) e Eduardo Botelho (União) figuraram entre os três mais bem votados, e não possuem a expressividade no Instagram, que Cattani possui. 
 
Riva tem 171 mil seguidores no Instagram, Max Russi 32, 8 mil e Botelho 56,2 mil. (Veja ranking no final da matéria). 
 
Ausência digital pode ser um erro fatal
 
Se a presença digital não garante votos, a ausência pode representar uma derrota antecipada. Segundo Rodrigues, metade da população se informa exclusivamente por redes sociais, o que torna indispensável a participação nesse ambiente.
 
“Estar fora das redes sociais é um grande tiro no pé e meio caminho andado para a derrota. A forma de comunicar mudou e não há mais como fazer campanha apenas pelos meios tradicionais”, disse.
 
“Ninguém gosta de picolé de chuchu”
 
Sobre a linguagem ideal para redes sociais, Lucas afirmou que necessário ser autentico e próximo aos seguidores. 
 
“Não há fórmula. [Mas] Ninguém gosta de picolé de chuchu. Pessoas gostam e votam em pessoas de verdade, que acertam, erram, mas são o que são. Também é de suma importância estabelecer uma conexão direta com os seguidores”, afirmou. 
 
“O político precisa descer do salto e conversar de igual para igual, interagir, fazer o ‘olho no olho’ com o público, se posicionar e mostrar o que está fazendo de forma simples e fácil de ser entendida. Hoje é o político que precisa se adaptar ao eleitor, e não o contrário”, emendou.
 
Veja ranking: 
 
Abilio Brunini (Prefeito de Cuiabá) – 555 mil seguidores.
 
Mauro Mendes (governador de Mato Grosso) – 265 mil seguidores.
 
José Medeiros (deputado Federal) – 227 mil seguidores.
 
Gilberto Cattani (deputado Estadual) – 221 mil seguidores.
 
Virginia Mendes (primeira-dama do Estado) – 216 mil seguidores
 
Maysa Leão (vereadora de Cuiabá) – 190 mil seguidores.
 
Janaina Riva (deputada Estadual) – 171 mil seguidores.
 
Coronel Assis (deputado federal) – 165 mil seguidores
 
Nelson Barbudo (deputado Federal) – 122 mil seguidores.
 
Ulysses Moraes (ex-deputado estadual) – 106 mil seguidores.
 
Blairo Maggi (ex-governador e ex-ministro) – 89,6 mil seguidores.
 
Leia mais: 
 
Direita domina ranking dos políticos mais seguidos em MT
 



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui