Início GERAL Operações contra magistrados, advogados e influencers foram destaque

Operações contra magistrados, advogados e influencers foram destaque

12
0


A semana foi marcada por uma operação que mirou o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão de advogados, magistrados e de um lobista. A ação ocorreu após apuração de dados colhidos no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2023.

 

Dentre os alvos em Mato Grosso estão os desembargadores Sebastião Moraes Filho, João Ferreira Filho e o lobista Andreson Gonçalves, cuja prisão foi decretada pelo ministro do STF Cristiano Zanin.

 

Outro fato que marcou a semana foi a busca e apreensão deflagrada na última quinta-feira (28) contra três advogados e dois empresários investigados no caso do homicídio do advogado Renato Nery, morto em 30 de julho. 

 

A apreensão de R$ 12 milhões em bens e a expedição de mandados de prisão contra oito influenciadores envolvidos em divulgação de jogos de azar também foram destaque na mídia. Nas redes sociais, os alvos ostentavam veículos de luxo e divulgavam plataformas, como o jogo popularmente conhecido como “Tigrinho”.

 

Além das operações, a fala do procurador Deosdete Cruz acerca de gravações entre advogados e faccionados presos, e a queda para a Série B do Cuiabá, marcaram a última semana de novembro.

 

Confira as principais notícias da semana:

 

Procurador defende gravação de conversas entre facionados e advogados

 

O advogado que está atendendo um faccionado tem que ter a sua conversa gravada para o bem da sociedade

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, defendeu, na última segunda-feira (25), que advogados podem atuar como “pombos-correio do crime” e apoiou a gravação de conversas entre magistrados e faccionados presos no estado.

 

“O advogado que está atendendo um faccionado tem que ter a sua conversa gravada para o bem da sociedade. Passou da hora de discutirmos sobre isso. Precisamos colocar o dedo nessa ferida”, afirmou.

 

Ainda de acordo com o procurador, os Poderes estão em desvantagem na luta contra as facções e defendeu uma mudança na legislação penal, durante lançamento de programa contra o crime organizado.

 

Leia mais

 

Conversa entre advogado e faccionado deve ser gravada, diz MPE

 

Mauro Mendes defende a força do agronegócio após CEO do Carrefour retroceder em decisão

 

Após uma onda de críticas e boicotes à rede de supermercados francesa, o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, publicou uma carta em seu site oficial pedindo desculpas pela declaração e voltando atrás na decisão de limitar a compra de carne produzida na América Latina.

 

A decisão foi comentada por Mauro Mendes, que defendeu a força do agronegócio brasileiro e afirmou que Alexandre Bompard não pode questionar a qualidade dos produtos brasileiros. Mendes foi uma das autoridades que endossou o boicote à rede de supermercados Carrefour e Atacadão na última semana.

 

“O Carrefour teve que retroceder, pois cometeu um grande equívoco ao tratar nosso país, nosso setor agropecuário, da forma como o fez. Se ele quer comprar de A, B ou C, tem todo direito, mas ele não tem direito nenhum de se referir ao Brasil e ao nosso setor da forma como o fez”, afirmou.

 

Leia mais 

 

Carrefour pede desculpas em carta e deve voltar a comprar carne do agro

 

“Carrefour teve que retroceder, repondo a verdade e o respeito ao agro”

 

Mendes critica medida e sugere boicote ao Carrefour e Atacadão

 

 

Lançamento do Programa Tolerância Zero

 

O governo de Mato Grosso anunciou, na tarde da última segunda-feira (25), o programa “Tolerância Zero ao Crime”, composto por uma série de ações que visam combater a atuação de organizações criminosas no estado.

 

Entre as medidas está a criação do Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado, a criação da Secretaria de Justiça, comandada pelo delegado da Polícia Civil, Vitor Henrique Teixeira, a nomeação do policial penal federal André Fernandes Ferreira como chefe da Unidade de Integração da Política Penitenciária, a criação de quatro novas delegacias no estado, bem como a convocação de novos agentes de segurança pública e a deflagração da Operação Tolerância Zero nos 15 comandos da PM.

 

Leia mais 

 

Polícia Militar lança Operação Tolerância Zero em todo o Estado

 



 


MT cria comitê contra facções, nomeia policiais e amplia câmeras

 

 

Polícia cumpre mandados contra advogados e empresários em desdobramento do caso Nery

 

A Polícia Civil cumpriu, na manhã de quinta-feira, cinco mandados de busca e apreensão durante as investigações do assassinato do advogado Renato Nery, morto a tiros na Avenida Fernando Côrrea no dia 30 de julho.

 

Os alvos da operação foram os advogados Gaylussac Dantas de Araújo, Agnaldo Bezerra Bonfim e Antônio João de Carvalho Júnior, cuja representação havia sido apresentada na OAB por Nery, e os empresários César Jorge Sechi e Julinere Goulart Bentos, com quem Nery travava uma batalha jurídica por dois imóveis avaliados em R$ 30 milhões.

 

Durante a operação, na casa do casal e no escritório JB Advocacia, onde o trio de advogados atuava, foram apreendidos notebooks, GPS, celulares e computadores que possam auxiliar na obtenção de provas. Também foram localizadas armas, dinheiro em espécie e uma porção de substâncias supostamente de ouro.

 

Leia mais 

 

Renato Nery travava batalha judicial contra casal alvo de operação

 

Alvos de operação foram denunciados por Nery, diz delegado

 

Veja os alvos da operação que investiga morte de Renato Nery

 

Polícia mira advogados e empresários por morte de Renato Nery

 

Operação mira desembargadores e prende lobista de MT

 

Sebastião e João Ferreira

Desembargadores Sebastião de Moraes e João Ferreira Filho

Cerca de onze pessoas, entre empresários, advogados e magistrados, foram alvos de busca e apreensão durante a fase da Operação Sisamnes, deflagrada na manhã de terça-feira (26), para investigar a venda de decisões judiciais.

 

Dentre os alvos, estão os desembargadores de MT Sebastião de Moraes e João Ferreira Filho, que estavam afastados do cargo desde 1º de agosto, após determinação do CNJ.Em decisão assinada pelo ministro Cristiano Zanin, Sebastião e João Ferreira passarão a usar tornozeleira eletrônica.

 

Além dos desembargadores, o lobista Andreson Gonçalves teve mandado de prisão expedido após ser apontado como um dos principais alvos.  As investigações partiram de dados colhidos do celular de Zampieri, assassinado no dia 5 de dezembro de 2023.

 

Leia mais

 

PF faz buscas contra 2 desembargadores e escritório de advogado

 

PF prende lobista e STF impõe tornozeleira a magistrados de MT

  

Veja quem são os 11 alvos da operação contra venda de sentenças

 

Influenciadores que divulgavam jogos de azar são presos em Operação

 

Influenciadores digitais de Mato Grosso e São Paulo foram alvos de mandados de prisão após a Operação 777, que investiga a divulgação de plataformas de jogos ilegais, como o Jogo do Tigrinho.

 

Além dos influenciadores identificados como Gabriel Ferreira de Oliveira, Larissa Mataveli, Victor Vinicius de Freitas, Nicolas Guilherme de Freitas e Carlos Henrique Morgado, foram presas as mães de dois deles, identificadas como Cristiane de Freitas, de São Paulo, e Sandra Regina Ferreira, de Cuiabá. O influenciador cuiabano Bruno Fabiano Marques é um dos alvos mas não foi localizado já que está em viagem para a França.

 

Nas redes sociais, os influenciadores ostentavam carros de luxo, viagens internacionais e vídeos com maços de dinheiro. Segundo informações da polícia, 12 milhões em bens e 7 veículos de luxo foram apreendidos.

 

Leia mais

 

Polícia prende influencers por esquema com “Tigrinho” em Cuiabá

 

Alvos de operação contra “Tigrinho” ostentavam luxo nas redes

 


 



 


Cuiabá é rebaixado para a série B

 

Com duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá está matematicamente rebaixado para a Série B do torneio. Com uma sequência de 17 derrotas, 12 empates e apenas 6 vitórias, o Dourado soma 30 pontos na tabela e não tem chances de sair da zona de rebaixamento até o fim da temporada.

 

O Cuiabá entrou na Série A em 2021, onde permaneceu por quatro temporadas. Com o rebaixamento, o time deve enfrentar uma reformulação no elenco, com o objetivo de diminuir os gastos salariais. Nomes como Walter, Alan Empereur, Gustavo Sauer, Lucas Fernandes e Isidro Pitta devem deixar o Dourado.

 

Leia mais 

 

Após 4 anos na Série A, Cuiabá é rebaixado no Brasileirão

 



 


Fundado em 2001, Cuiabá consegue acesso à elite do futebol

 





Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui