O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc) denunciou nesta terça-feira (3) o não pagamento do salário de novembro para parte do funcionalismo da Saúde da Capital.
No entanto constatamos que a maioria dos servidores da Saúde não recebeu seus vencimentos
O calote do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi denunciado, durante a sessão plenária, pelo vereador da base Adevair Cabral (Solidariedade), que é presidente do Sispumc.
Segundo Adevair, o compromisso do prefeito era de que o pagamento referente a novembro seria feito no último dia 29. Passados quatro dias, nem todos os profissionais receberam os seus vencimentos.
“Conforme o cronograma publicado, o salário referente ao mês de novembro deveria ter sido pago no dia 29/11/2024. No entanto constatamos que a maioria dos servidores da Saúde não recebeu seus vencimentos”, disse o parlamentar.
“Hoje é dia 3 do dezembro e a Prefeitura ainda não concluiu o pagamento dos servidores da Saúde. Pagaram ontem só os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e deixaram o restante sem pagamento”, completou.
Outros direitos trabalhistas também estariam pendentes, como o 1/3 das férias e o 13º salário salário, que no Município é quitado no mês de aniversário do servidor.
Adevair afirmou que vai encaminhar, ainda nesta terça, um ofício para o prefeito e o secretário municipal de Saúde Deiver Teixeira exigindo o pagamento dos salários sob ameaça de fazer uma manifestação na frente do Palácio Alencastro na quarta-feira (3).
“Eu estou encaminhando um documento oficialmente do sindicato para o prefeito de Cuiabá e o secretário de Saúdem dizendo que senão fizer o repasse dos servidores hoje na Saúde, amanhã de manhã o sindicato junto aos servidores estarão na porta da Prefeitura fazendo manifestação”, disse.
No último ano, algumas categorias do funcionalismo da Capital reclamaram de atraso no pagamento de férias por parte da Prefeitura. Além dos servidores, também há atraso no pagamento de funcionários de empresas terceirizadas.
Pedido de desculpas
Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá alegou que o não pagamento dos servidores da Saúde ocorreu por falha na emissão bancária.
“Os pagamentos começaram a ser efetuados nesta segunda-feira (2) e todos os servidores terão os valores creditados em suas contas ao longo desta terça-feira (3). A Prefeitura pede desculpas pelos transtornos causados e reforça seu compromisso com a regularidade e pontualidade dos pagamentos, como sempre efetuado ao longo de quase oito anos de gestão”, consta em nota.