O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) defendeu que a equipe do prefeito eleito Abílio Brunini (PL) assuma a Secretaria Municipal de Saúde ainda neste ano.
Faltam dias para que Abílio assuma a prefeitura, não acho que teria malefício à população se isso acontecesse. O ideal seria que tivéssemos essa transmissão de poder
Durante uma visita na quinta-feira (12) ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Abílio sugeriu que o Tribunal de Justiça (TJ-MT) autorizasse a medida para evitar uma piora no quadro já caótico da Saúde.
“Faltam dias para que Abílio assuma a Prefeitura. Não acho que teria malefício à população se isso acontecesse. O ideal seria que tivéssemos essa transmissão de poder e, se houvesse uma intervenção, eu apoiaria”, disse.
“A Saúde vem trabalhando de maneira deficitária, mas são vários motivos. Vemos servidores [contratados] por indicações políticas, compra mal feita de medicamentos, contratações emergenciais de empresas… Então a Saúde precisa passar por um choque de gestão”, acrescentou.
Segundo o deputado, antecipar a equipe de Abílio melhoraria a credibilidade da Prefeitura de Cuiabá com fornecedores, que temem sofrer calote.
Diego, por fim, afirmou que a gestão municipal não recebe recursos estaduais e federais devido à má gestão da Saúde.
“Tivemos uma gestão pífia, com mais de dez operações policiais dentro da Saúde e fornecedores sem receber. Se passar para uma nova gestão, há a credibilidade empregada em uma secretaria tão importante”, analisou.
“Temos informação que a Saúde deixa de receber recursos, tanto do Ministério da Saúde quanto do Governo do Estado. Acredito que o Abílio fará o raio-x [do orçamento e da administração] para buscar mais apoio e ter mais fontes de renda”, completou.